Adoção

Quero adotar uma criança. O que devo fazer?

O primeiro passo é procurar um advogado especialista em adoção. Ele é o profissional mais adequado para te dar as devidas informações.

Estando certo de que que deseja adotar um filho, o advogado já pode iniciar o processo de adoção.

Caso opte pela adoção comum, aquela que ocorre dentro dos moldes do Sistema Nacional de Adoção, abaixo, resumidamente, enumero o passo a passo:

  1. O processo de adoção é gratuito e deve ser iniciado na Vara de Infância e Juventude mais próxima do endereço do pretendente. A idade mínima para se habilitar é de 18 anos, devendo ser respeitada a diferença de 16 anos entre quem deseja adotar e a criança acolhida.
  2. A Vara de Infância e Juventude irá requerer uma relação de documentos que, após a apresentação, será analisada pelo Ministério Público.
  3. Estando a documentação regular, o pretendente será avaliado por uma equipe multidisciplinar para saber se está preparado para receber uma criança/adolescente na condição de filho.
  4. Em seguida, o processo é enviado para o juiz avaliar se o pretendente está habilitado ou não para adotar uma criança/adolescente.
  5. Estando o pretendente habilitado, ele é chamado para preencher o perfil da criança.
  6. Após identificar as características da criança/adolescente, o pretendente será incluído no Sistema Nacional de Adoção. 
  7. Respeitando a fila da adoção, quando esse perfil for localizado, o pretendente receberá o contato do Poder Judiciário, começando o processo de aproximação entre o pretendente e a criança/adolescente.
  8. Se a aproximação for bem sucedida, a criança/adolescente passa a morar com a família. É o período de estágio de convivência, que dura 90 dias, e será acompanhado pela equipe técnica do Poder Judiciário.
  9. Estando a criança adaptada a nova família o juiz fará a sentença de adoção e determinará que se faça um novo registro de nascimento com o sobrenome da nova família.

Porque uma adoção internacional?

A adoção internacional é uma alternativa para pretendentes que buscam um processo de adoção menos burocrático e mais célere.

Atualmente no Brasil pretendentes que desejam adotar bebês/crianças pequenas enfrentam uma grande fila, levando anos na espera pela chegada do filho. 

Porém, existem vários países no mundo em que é possível adotar de forma legal e segura, participando de um processo mais rápido que no Brasil.

Agende aqui sua consulta.